Serrar sua própria lenha com uma Motosserra
Seja na lareira no inverno ou na tigela de fogo no verão, serrar sua própria lenha é muito mais divertido do que comprar lenha pronta. Fabricar sua própria lenha também promove a silvicultura sustentável, onde apenas a madeira é usada e pode ser recuperada. Isso protege a substância da floresta e reduz consideravelmente as longas rotas de transporte envolvidas no comércio de madeira. Obviamente, isso também se aplica a árvores que são cortadas em seus próprios jardins e prados; eles também podem ser transformados em lenha.
Reunimos algumas dicas úteis e práticas para você que tornarão a lenha de serra ainda mais fácil no futuro.
Roupa de proteção da cabeça aos pés
Mesmo os cortadores de lenha precisam do equipamento de proteção correto ao trabalhar com uma serra elétrica. Você deve usar proteção facial ou óculos de segurança para proteger seu rosto e olhos ao trabalhar com uma serra elétrica. Ao usar uma serra elétrica, você também precisará de proteção para os ouvidos, como tampões para os ouvidos. Você não precisará disso ao trabalhar com uma serra elétrica sem fio como o MSA 200 C-BQ.
Fazendo lenha com troncos de árvores
Recomendamos que você primeiro corte troncos, troncos e galhos de árvores em comprimentos administráveis de um metro. Você pode fazer isso em casa, no seu próprio jardim ou na floresta. Os troncos menores podem ser facilmente cortados em pedaços convenientes de lenha no cavalo.
Primeiro, mostraremos uma maneira simples de cortar um caminhão de árvore espesso, seja no chão ou em um suporte feito por você mesmo, o que permite que você trabalhe de forma mais ergonômica. Explicaremos como dividir os troncos de um metro e prepará-los para serrar no cavalo.
Primeiro, divida o tronco em partes iguais e marque-os antes de começar a cortá-los no comprimento. Então você saberá onde posicionar sua serra elétrica para o próximo corte mais tarde. Você pode usar uma fita métrica da floresta, por exemplo, e marcar o tronco com um spray marcador Marker PRO ou ECO com espaçamento de um metro.
Cortando o tronco no chão
Se o tronco estiver em uma superfície que permita o uso de uma serra elétrica, como em terreno firme na floresta ou no gramado do jardim, você poderá cortar o tronco no comprimento onde estiver. No entanto, antes de começar a serrar, verifique se o tronco não pode rolar. Use fatias ou pequenos pedaços de madeira para segurá-lo no lugar, se necessário.
Como regra geral, certifique-se de não cortar o chão ao usar uma serra elétrica, pois isso fará com que a corrente fique embotada.
Instruções passo a passo:
- Ligue a serra elétrica e posicione-a nos pontos marcados com a corrente funcionando lentamente. Vi cerca de três quartos do caminho através do porta-malas. Isso evita que você corte no chão com a serra elétrica. Repita este procedimento em todas as seções marcadas.
- O tronco precisa ser girado – basta usar uma alavanca de corte, se necessário. Lembre-se de garantir mais uma vez que o tronco não pode rolar antes de retomar o trabalho.
- Agora você pode terminar o corte no lado oposto. Descubra como dividir os troncos de um metro na seção “Divisão de troncos grossos e troncos de um metro”.
Serrar um tronco em um suporte feito por ele mesmo
Se o solo não for adequado para trabalhar diretamente, você poderá usar um suporte. Isso não apenas protege a corrente, como também é mais fácil para as costas, pois proporciona uma altura de trabalho mais ergonômica. Tudo que você precisa é de um pequeno suporte para os logs. Você pode até fazer você mesmo cortando um sulco em um pedaço de madeira. Mais uma vez, verifique se a madeira está sempre firme no lugar e não pode rolar.
Instruções passo a passo:
- Para fazer o suporte, primeiro corte um pedaço do tronco e faça um sulco em forma de V. O sulco em forma de V deve ser tão largo quanto a largura do tronco da árvore que você deseja descansar no suporte e cortar.
- Verifique se o suporte está em uma posição estável e coloque o tronco sobre ele. As pinças de elevação manual podem ajudar a facilitar o seu trabalho. O tronco não deve ter margem de manobra e pode ser mantido adicionalmente no lugar com fatias ou pequenos pedaços de madeira, se necessário.
- Você pode começar a cortar os pontos marcados com uma corrente que corre lentamente para obter um corte limpo. Certifique-se de que a seção serrada não caia em seus pés.
- Para evitar cortar o suporte na próxima vez que você cortar, traga o tronco de volta à posição correta, se necessário. O processo de serração é repetido até que todo o tronco tenha sido cortado no comprimento. Na seção a seguir, descubra como dividir as toras de um metro em lenha.